Início » Blog » People Analytics: o que é, quais são os benefícios e como aplicar no RH
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

People Analytics: o que é, quais são os benefícios e como aplicar no RH

Você sabia que existem ferramentas que podem ajudar o RH a conhecer profundamente seus colaboradores e garantir uma gestão muito mais estratégica? O People Analytics é uma metodologia de análise de dados que vem ganhando cada vez mais espaço dentro das organizações. 

Quer entender como funciona a ferramenta, quais benefícios ela traz para a gestão de pessoas e como implementar de forma otimizada e inteligente no departamento de Recursos Humanos? Confira este artigo completo que preparamos para você e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. 

O que é People Analytics?

Trata-se de uma metodologia de coleta e análise de Big Data que veio para revolucionar a gestão de RH. Para tanto, ela aplica estatística, tecnologia e expertise para embasar a tomada de decisões sobre processos e pessoas dentro de uma organização. 

Dessa forma, é possível utilizar o Business Intelligence para realizar uma análise profunda do capital humano e mensurar fatores como engajamento, produtividade e satisfação no ambiente de trabalho. 

Além disso, o People Analytics usa a inteligência artificial no RH para ajudar a investigar fatores como baixa produtividade e desempenho, além de cruzar informações para entender a fundo o que está causando os problemas. 

Como o People Analytics funciona?

O People Analytics funciona por meio da coleta, organização e análise de dados. Os dados podem ser coletados de fontes variadas e, em seguida, cruzados para validar hipóteses e encontrar soluções. 

O valor das informações obtidas depende do nível de análise e da complexidade das ferramentas utilizadas. No geral, o People Analytics é dividido em 4 níveis: 

  • nível descritivo: traz informações do passado e permite analisar o que aconteceu em determinado período;
  • nível diagnóstico: ajuda a compreender os motivos de determinados problemas e acontecimentos;
  • nível preditivo: extrai informações de acontecimentos passados para prever cenários futuros;
  • nível prescritivo: ajuda a trazer uma maior perspectiva dos problemas que estão por vir, minimizando os impactos negativos. 

Não é de hoje que as análises trazem dados bastante significativos para a gestão de pessoas. Em 2015, o Wall Street Journal explorou em uma matéria o caso do Credit Suisse, que foi capaz de prever, por meio da análise de dados, quem poderia deixar a empresa, criando ações para garantir maiores números de retenção. 

Já uma pesquisa da Visier apontou que organizações com funções avançadas de análise de pessoas superam as empresas emergentes com uma margem de lucro 56% mais alta e um retorno 22% maior sobre ativos. 

Apesar do sucesso comprovado da estratégia, ainda existe muita resistência ao People Analytics e outras ferramentas que utilizam a inteligência artificial. Isso porque, muitas empresas ainda têm uma gestão engessada e não sabem por onde começar sua transformação digital. 

Quais são as vantagens do People Analytics? 

Uma empresa que utiliza o People Analytics em sua gestão de pessoas tem diversos ganhos, tanto em relação à experiência dos colaboradores quanto no que diz respeito ao diferencial competitivo no mercado. Veja algumas das vantagens da metodologia. 

Fornece dados confiáveis para decisões estratégicas

O People Analytics é uma ferramenta que gera dados e informações reais e confiáveis para embasar a tomada de decisões dentro das instituições. Dessa forma, ele permite que o RH utilize seus próprios cases para resolver novos problemas com eficiência. 

Com isso, o departamento deixa de ser um coadjuvante na empresa e passa a ter um papel muito mais estratégico, fornecendo, inclusive, dados e métricas importantes para melhorar os resultados dos demais setores. 

Otimiza os recursos financeiros

Quando a gestão de pessoas é feita com base em achismos, corre-se o risco de sofrer prejuízos financeiros por conta de decisões tomadas de forma precipitada e “no escuro”. 

Investimento em lugar errado, contratações inadequadas, treinamentos desnecessários, tudo isso gera custos para a empresa. Mas eles podem ser evitados se o RH tiver informações confiáveis sobre os colaboradores e as necessidades da organização, antes de tomar decisões. 

Possibilita contratações mais acertadas

Os processos seletivos analíticos garantem uma escolha de candidatos muito mais alinhada com o perfil da empresa e da própria equipe de trabalho. 

Com as informações obtidas por meio do People Analytics, o RH consegue identificar os colaboradores com melhor performance e avaliá-los com base em diferentes variáveis para construir um perfil de “candidato ideal”. 

Dessa forma, o processo de recrutamento e seleção fica muito mais direcionado e otimizado, tornando as etapas mais ágeis e efetivas. 

Melhora o engajamento e a retenção de talentos

O People Analytics permite que o RH conheça a fundo os colaboradores da empresa, buscando formas efetivas de melhorar a motivação e o engajamento, além de garantir a retenção de talentos

Com uma análise de dados bem-feita, é possível entender os principais motivos de demissão da empresa, criando estratégias para minimizar o turnover por meio de ações de clima organizacional, visando melhorar a experiência dos colaboradores

Além disso, com a utilização de ferramentas de mapeamento de perfil comportamental, é possível identificar os pontos fracos e fortes de cada profissional, direcionando ações de treinamento e desenvolvimento que realmente tragam resultados. 

Como aplicar o People Analytics?

A implantação do People Analytics pode ser feita, independentemente do porte da empresa. No entanto, ela deve ser realizada de forma integrada com o sistema de gestão de RH. Assim, é possível unir todas as fontes de informação em um só lugar, tornando as análises muito mais precisas. 

Logo, antes de contratar um software de gestão com People Analytics, é importante definir quais os objetivos e necessidades da empresa para buscar uma ferramenta que atenda todas as demandas com eficiência.

Como incorporar o People Analytics no RH Estratégico?

Como vimos, o People Analytics é uma importante ferramenta para garantir uma gestão de pessoas mais estratégica e dar ao departamento de RH todo o protagonismo que ele merece. 

A Sólides conta com o software de RH mais completo do Brasil e reúne tudo o que o setor precisa em um só lugar. Com ferramentas de People Analytics e Gestão Comportamental, a plataforma permite uma atuação muito mais otimizada, inteligente e eficiente em todos os processos do departamento. 

Quer conferir todas essas vantagens na prática? Agende uma demonstração gratuita agora mesmo

Este artigo foi escrito pelo RH Portal.

0 0 votes
Article Rating

Tópicos

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Este artigo foi feito por

Artigos recentes
Mão segurando papel escrito "Eva Benefícios: Flexibilidade em suas mãos".
Acontece na Eva
Leonardo Grein

Se não há taxas, como a Eva lucra?

A Eva Benefícios surgiu com a proposta de simplificar os benefícios corporativos para o RH e, consequentemente, para o colaborador. Inclusive, um dos principais diferenciais

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments