Day off: o que é e como oferecer aos funcionários?

por

por

Fundo lilás com mancha roxa cortando o meio da imagem. No título está escrito 'day off: conheça este benefício' e há um óculos escuro em 8 bit em baixo.

Há quem diga que um descansinho a mais na semana pode ser uma boa forma de garantir mais produtividade aos colaboradores. Não por acaso, a semana de 4 dias úteis está tornando-se tão popular no Brasil e no mundo. Mas há outro benefício que garante esse descanso: o day off.

Em tradução livre, day off pode significar folga. Como benefício, no entanto, trata-se de um dia de folga remunerada que vai além dos finais de semana ou dias de descanso tradicionais.

Saiba mais sobre o day off, como oferecê-lo para os colaboradores e as vantagens deste tipo de benefício.

O que é day off?

Do inglês, o termo day off significa dia de folga. Em suma, é aquele dia em que você pode ficar em casa descansando ao invés de comparecer no seu serviço.

Além dos dias de folga que são garantidos por lei — vide a Lei do Repouso Semanal — muitas empresas têm encontrado vantagens em oferecer um dia de folga como benefício aos colaboradores.

Organizando bem, sai todo mundo ganhando: a empresa, que oferece um benefício corporativo de baixo custo; e o funcionário, que ganha um repouso a mais no meio da semana. Vamos conferir como o day off funciona.

Como funciona essa folga?

O day off nas empresas funciona da seguinte maneira: é aquele dia em que você simplesmente não precisa ir trabalhar. É como um presente do seu chefe, um momento em que você pode desligar o despertador, ficar de pijama o dia todo e fazer o que quiser (desde que não seja trabalho, é claro!).

A ideia é que esse dia seja totalmente seu. Você pode aproveitá-lo para dormir até tarde, assistir sua série favorita, sair com os amigos, praticar um hobby ou simplesmente não fazer nada e relaxar. É uma chance de fugir da rotina e se dedicar a coisas que te fazem feliz.

Como implementar o day off?

O day off é uma vantagem que pode somar muito no seu plano de benefícios. Até por isso, se sua empresa não concede alguma vantagem deste tipo a implementação pode ser um desafio para vocês.

Mas não se preocupe: o day off pode ser implementado em alguns passos simples. Confira a seguir:

  1. Definir os critérios de quando oferecer o day off (vide o próximo tópico);
  2. Criar uma cartilha para informar os colaboradores sobre as regras do benefício;
  3. Especificar um tempo mínimo para a comunicação do dia de folga;
  4. Tirar o despertador do celular e aproveitar o descanso remunerado!

Quando oferecer o day off?

Para não atrapalhar os fluxos de trabalho, é necessário que as folgas remuneradas sejam bem organizadas. Em empresas maiores, que possuem um número maior de colaboradores, essa organização se mostra ainda mais necessária.

Confira, portanto, alguns critérios para a concessão do day off nas empresas. Dependendo do seu segmento, você pode adotar um ou mais critérios para oferecer o benefício.

Aniversário de colaborador

Oferecer um dia de folga no mês do aniversário talvez seja a forma mais popular de concessão do day off. Na Efí, na Eva e na Lesta — empresas do grupo Gerencianet — este é o modelo que tem dado certo.

Basta o colaborador confirmar o dia de folga com sua equipe, enviar um e-mail para o RH e pronto: só curtir o seu descanso no aniversário! 

Aniversário de empresa

Os colaboradores que estão firmes e fortes na sua empresa háb anos também precisam de reconhecimento e premiações para funcionários. Uma das formas mais baratas de se fazer isso é com o day off.

Assim, você garante que o funcionário continue com o bom desempenho ao oferecer mais tempo para curtir a vida. 

Desempenho extraordinário

Sabe no futebol, quando o melhor jogador do jogo recebe aquele troféu ao final da partida? A lógica aqui é a mesma. Então considere oferecer aos colaboradores que tiveram desempenhos excepcionais no mês, trimestre, semestre ou ano — dependendo de como é a divisão de períodos na sua empresa — recebam um day off como bonificação.

Implementar o day off é uma ótima oportunidade, também, para sua empresa pensar no sistema de funcionário do mês para alavancar o desempenho dos colaboradores.

Ideia inovadora

Walt Disney disse uma vez que ideias o entusiasmavam muito mais que dinheiro. Mesmo se você não considerar toda a riqueza que ele tinha, é fato que ele construiu um império baseado em criatividade e boas ideias.

Saiba, então, valorizar as opiniões e ideias de seus funcionários, pois muitas vezes a virada de chave das empresas partem desse reconhecimento.

Day off em datas comemorativas

Caso nenhuma das outras opções tenha te agradado, uma alternativa é oferecer essa day off para o funcionário em datas comemorativas específicas ou em pontos facultativos. Confira as principais vantagens da implementação do day off nas empresas

Quais as vantagens da implantação do day off

São muitos os benefícios de estender os dias de folga dos funcionários. Há estudos que comprovam a importância do descanso para produtividade no trabalho, estudos ou até para ser alguém mais ativo nas relações pessoais.

Aprenda mais sobre a relação entre descanso e performance:

Dra. Ana Beatriz fala sobre a importância de um bom sono!

Assim, os benefícios do day off são:

  • Aumento da satisfação
  • Aumento da produtividade
  • Um atrativo para candidatos às suas vagas
  • Melhoria no bem-estar dos funcionários

Outros benefícios valiosos para funcionários

E falando de benefícios corporativos, é inegável que esses são pilares fundamentais para uma empresa de sucesso. Em grandes nomes do mercado, além dos salários competitivos, os benefícios também são pontos de destaque.

Um estudo da Onze sobre previdência privada, inclusive, apontou que as empresas com funcionários mais felizes oferecem 11 ou mais benefícios. E com isso a Eva pode te ajudar.

Com o Evacard, você oferece até 8 categorias de benefícios corporativos num único cartão que é aceito em praticamente qualquer estabelecimento — bandeira Visa que fala, né? 😜

E além dos benefícios flexíveis, que são um atrativo para os funcionários por si só, há também os diferenciais do Pix e do pagamento de boleto a partir do Saldo Livre. E isso aliado à ausência de taxas de contratação ou amarras comerciais, é motivo suficiente para você querer transformar sua relação com os benefícios, não é verdade?

Está esperando o que? Entre em contato conosco para um bate-papo sem compromisso!

5 1 vote
Article Rating

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Quer simplificar os processos
da sua empresa?

Comentários

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Quer saber mais?
Fale com a Eva!