EVENTO GRATUITO! Eva Talks RH Visionário: prepare-se para 2024! Saiba mais
EVENTO GRATUITO!
Eva Talks RH Visionário:
prepare-se para 2024! Saiba mais
Quer saber mais?
Fale com a Eva!
Por favor, insira um e-mail corporativo.

Bem-estar dos funcionários: 10 benefícios para promover!

por

por

São vários os fatores que influenciam no nível de produtividade dos colaboradores de uma organização. Dentre esses fatores, um dos principais e que merece destaque é o bem-estar dos funcionários.

Pessoas saudáveis, com corpo e mente em boas condições, são as que performam melhor não apenas no trabalho, como também nos estudos e na vida social de forma geral. Considerando isso, como as organizações podem promover o bem-estar dos funcionários?

Descobriremos tudo isso e muito mais adiante. Continue a leitura e surpreenda-se com os benefícios de garantir bem-estar e saúde no trabalho.

O que seria bem-estar?

Em termos simples, o bem-estar refere-se ao estado de conforto dos indivíduos perante suas condições físicas, mentais e espirituais. Nesse sentido, podemos compreender o bem-estar como um estado em que o ser humano é saudável, feliz e tem plenas condições de realizar suas atividades.

Quais os tipos de bem-estar?

O bem-estar das pessoas pode ser dividido em níveis que, quando equilibrados, podem melhorar consideravelmente a qualidade de vida dos indivíduos. Conheça cada um deles.

Infográfico com quatro tipos de bem-estar: bem-estar físico; bem-estar mental; bem-estar emocional e bem-estar social.

Bem-estar físico

Refere-se à saúde geral do corpo, incluindo alimentação, exercício físico, descanso adequado e prevenção de doenças. Envolve cuidar do corpo para manter energia, vitalidade e resistência física.

Bem-estar mental

Está relacionado à saúde mental, que vai além das emoções. Envolve a clareza de pensamento, a capacidade de tomar decisões informadas, o aprendizado contínuo e o desenvolvimento cognitivo.

Bem-estar emocional

Envolve a compreensão e a gestão das emoções. Isso inclui reconhecer, expressar e regular emoções de maneira saudável, bem como lidar com o estresse, a ansiedade e a depressão de forma eficaz.]

Confira no vídeo a jornada do palestrante Marcelo Correia do burnout ao bem-estar:

Bem-estar social

Refere-se às relações interpessoais e à qualidade das conexões sociais. Isso inclui construir e manter relacionamentos saudáveis, desenvolver habilidades de comunicação e ter um senso de pertencimento em grupos sociais.

Há autores que incluiriam outras definições, como a de bem-estar espiritual, por exemplo. Para não perder o foco do artigo, no entanto, seguiremos com as vantagens de promover o bem-estar dos funcionários no trabalho.

Quais as vantagens de promover bem-estar no trabalho?

O Workplace Health Report 2023 trouxe dados interessantes sobre a relação entre bem-estar e trabalho. Confira algumas informações reveladas pela pesquisa:

  • 76% dos profissionais entrevistados apresentam níveis moderados de estresse;
  • 60% dos entrevistados sentem-se ansiosos no trabalho;
  • 56% dos entrevistados apresentam sintomas de depressão;
  • 41% dos entrevistados apresentam sintomas de doenças musculoesqueléticas.

Assim, a promoção do bem-estar no trabalho deixa de ser uma vantagem e torna-se uma necessidade para muitos profissionais e empresas.

Reforço na produtividade

Imagine chegar ao trabalho todos os dias com estresse, dores no corpo, ansiedade e outros problemas. Dificilmente seria possível apresentar bons resultados ao trabalhar assim, não é verdade?

Por isso, garantir o bem-estar dos funcionários é essencial para manter os níveis de produtividade da empresa satisfatórios.

Aumento do engajamento

Já ouviu aquele ditado que diz que “quem ama cuida”? Ele exemplifica muito bem a razão pela qual organizações que garantem o bem-estar dos colaboradores têm os funcionários mais engajados.

Quando sua empresa oferece benefícios para melhorar sua qualidade de vida, é muito mais fácil se sentir engajado e motivado para dar o seu melhor, não é?

Fortalecimento da marca empregadora

Um fato: bons benefícios tornam sua marca empregadora mais atrativa para os profissionais do mercado de trabalho. Isso, por sua vez, reduz o tempo e o custo do processo de recrutamento e seleção.

Por isso, seu employer branding será impactado positivamente com um maior investimento no bem-estar dos funcionários.

Redução do absenteísmo

Investindo na saúde dos funcionários, assim como no seu bem-estar, você reduz o número de faltas por razões de saúde. Assim, será possível enxergar uma melhora quase instantânea nos índices de absenteísmo da organização.

Redução do turnover

Se o turnover está sendo um problema constante para você, o investimento em bem-estar para os colaboradores pode ser uma solução efetiva para manter seus talentos. Saiba como calcular o turnover.

Como promover bem-estar no trabalho? 10 ideias

Assim, vimos que a promoção do bem-estar para funcionários é fundamental e não traz apenas benefícios para o trabalhador, já que as organizações também são privilegiadas. A melhoria de alguns indicadores de RH é uma das maiores provas disso.

Sabendo, então, que o bem-estar no trabalho envolve uma série de fatores, conheça alguns benefícios para cuidar do colaborador.

Vale-alimentação e vale-refeição

O vale-alimentação e vale-refeição são benefícios diferentes, apesar de complementares. O primeiro é pensado para a aquisição de alimentos para o preparo em casa; enquanto o outro é feito para as refeições durante o expediente.

Oferecê-los aos colaboradores é uma forma de assegurar uma boa alimentação e, assim, hábitos saudáveis.

Convênio médico

A saúde é nossa maior riqueza e, por isso, as organizações devem zelar pelo bem-estar dos funcionários oferecendo convênios médicos ou planos de saúde. Assim, o colaborador terá acesso a bons hospitais e serviços de exames, caso surja a necessidade.

Gympass

Cuidar do corpo é fundamental para evitar dores e problemas de saúde. Para isso, o Gympass oferece uma das melhores soluções do mercado quando o assunto envolve convênios com academias.

Apoio psicológico

E para alcançar o bem-estar no trabalho, é necessário ter mente e corpo sãos. Assim, o apoio psicológico é algo que tem se tornado comum nas organizações, que encontram inúmeros benefícios em cuidar da saúde mental dos colaboradores.

Acompanhamento nutricional

E, claro, a alimentação e a saúde mental estão diretamente relacionadas. Por isso, é necessário se atentar à dieta dos colaboradores para evitar problemas de saúde relacionados à má alimentação.

Vale-cultura

E as atividades culturais também desempenham um papel importante na manutenção do bem-estar das pessoas. Por isso, as organizações têm encontrado benefícios consideráveis em oferecer o vale-cultura para funcionários.

Day off

E falando em lazer, um descansinho a mais em um dos meses do ano não faria mal, não é? Por isso, considere também o oferecimento do day off para os funcionários aproveitarem um tempo a mais com a família e amigos.

Horários flexíveis

E para equilibrar a vida pessoal e profissional, muitos empregadores permitem que seus funcionários trabalhem com horários flexíveis. Neste sistema, não importa muito quais horários você irá trabalhar, mas sim a pontualidade nas suas entregas.

Regime de trabalho flexível

Assim como os horários flexíveis, deixar os funcionários escolherem seu regime de trabalho também pode melhorar o bem-estar no trabalho. Assim, é possível equilibrar a praticidade do home office com a integração da equipe proporcionada pelo trabalho presencial.

Convênio odontológico

E quem está de bem com a vida está sempre sorrindo, não é? Por isso, considere oferecer o auxílio odontológico para que seus funcionários possam cuidar de sua saúde bucal.

Banner do cartão de benefícios flexíveis, ou beneflex, da Eva.

Por fim…

Assim, é possível oferecer benefícios de saúde e bem-estar para os funcionários mesmo gastando pouco. Com uma das soluções mais modernas do mercado, como é o caso dos benefícios flexíveis, você ainda possibilita que seus funcionários tenham acesso a tudo isso em um só cartão.

E lembra quando você precisava perguntar “aqui aceita este vale?” antes de consumir em determinado estabelecimento? Pode esquecer isso. Com as mudanças do PAT, os \artões beneflex agora contam com bandeiras universais, como é o caso da Visa.

E então? Tá esperando o que para transformar sua organização? Entre em contato com nossos especialistas e descubra o que a Eva pode fazer por você.

5 1 vote
Article Rating

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Quer simplificar os processos
da sua empresa?

Por favor, insira um e-mail corporativo.

Comentários

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Quer saber mais?
Fale com a Eva!
Por favor, insira um e-mail corporativo.