É muito difícil melhorar o seu ambiente de trabalho sem antes saber quais são os problemas. E uma vez que os funcionários são as melhores fontes de informação sobre qualquer empresa, a pesquisa de clima organizacional cumpre o propósito de colher as percepções deles sobre a organização.
Nos questionários de clima organizacional são abordadas questões relacionadas ao dia a dia no trabalho, assim como as relações entre os colegas e os pontos de atenção que a empresa apresenta. É a partir dos resultados que a organização pode elaborar planos de ação para melhorar o ambiente de trabalho.
Para saber mais sobre como fazer uma pesquisa de clima organizacional, assim como a importância dessa prática e a melhor ferramenta para executá-la, continue a leitura do artigo. Vamos lá.

O que é pesquisa de clima organizacional?
A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta para entender a percepção dos funcionários sobre o ambiente de trabalho. Ela é disponibilizada por meio de um formulário de feedback para os funcionários, que respondem perguntas sobre:
- As lideranças;
- A remuneração;
- O plano/pacote de benefícios;
- Seu relacionamento com os colegas;
- O ambiente e infraestrutura de trabalho;
- As oportunidades de crescimento na empresa;
- Os incentivos ao desenvolvimento profissional;
- A motivação, participação e engajamento do time;
- A satisfação com o trabalho de modo geral.
Dessa forma, uma vez que os dados são coletados, os empregadores — junto ao departamento de RH — devem analisar os resultados para definir planos de ação. Afinal, um dos principais objetivos da pesquisa de clima organizacional é a análise do ambiente institucional para identificar pontos fortes e fracos.
Pesquisa de pulso e pesquisa de clima organizacional: há diferenças?
A pesquisa de pulso é uma abordagem mais frequente e rápida para medir o clima organizacional. Ela consiste em questionários curtos e frequentes que são aplicados em intervalos regulares, como semanalmente ou mensalmente.
Já a pesquisa de clima organizacional é uma avaliação mais abrangente e detalhada do ambiente de trabalho. Ela é realizada em intervalos mais longos, como anualmente ou a cada dois anos.
E o que é clima organizacional?
Clima organizacional refere-se à atmosfera psicológica e emocional de uma empresa, influenciada por fatores como liderança, comunicação, cultura corporativa e relações entre funcionários. Um clima positivo promove satisfação, motivação e produtividade, enquanto um clima negativo pode resultar em insatisfação e desempenho inferior.
Diferença entre clima e cultura organizacional
Além disso, não é raro encontrar pessoas com dificuldades em diferenciar o clima organizacional da cultura organizacional.
A cultura organizacional representa os valores, crenças, normas e comportamentos compartilhados que definem a identidade e a personalidade de uma empresa a longo prazo. É a base da identidade corporativa. O clima organizacional, por outro lado, é mais temporário e descreve o ambiente emocional atual da empresa, influenciado por fatores como liderança e eventos recentes. Enquanto a cultura é duradoura e profunda, o clima é mais efêmero e superficial.
Importância da pesquisa de clima organizacional
Realizar a pesquisa de clima organizacional é algo fundamental para as organizações. Por meio da ferramenta, é possível identificar problemas que atingem o ambiente interno e, consequentemente, prejudicam na produtividade e no engajamento dos funcionários.
Dessa forma, com a realização esporádica das pesquisas de clima organizacional, é possível não apenas identificar pontos de melhoria, como também estabelecer planos com ações concretas.
Benefícios da implantação da pesquisa de clima
A importância da implantação da pesquisa de clima organizacional pode ser observada pelos mais diversos vieses. Dentre os benefícios da prática:
- Mais conhecimento da estrutura organizacional;
- Identificação rápida de problemas estruturais;
- Funcionários sentem que sua opinião é valorizada;
- Redução da taxa de rotatividade.
Confira outros benefícios da pesquisa de clima organizacional pelo artigo da UFLA (Universidade Federal de Lavras).
Como criar uma pesquisa de clima organizacional: 11 passos
Com as ferramentas adequadas, torna-se muito mais fácil criar uma pesquisa de clima organizacional. Confira o passo a passo adiante.
1. Defina os objetivos
Comece definindo claramente os objetivos da pesquisa de clima organizacional. Pense nas informações específicas que deseja obter para melhorar a cultura da empresa e a satisfação dos funcionários.
2. Escolha uma boa plataforma de questionários
Opte por uma plataforma prática de questionários para empresas. Recomendamos fortemente o Eva Conecta, que é integrado à gestão de gastos, benefícios e reembolsos da organização; além de permitir que os funcionários respondam diretamente no aplicativo.
3. Crie perguntas relevantes para a pesquisa de clima organizacional
Desenvolva perguntas específicas que abordem os aspectos chave do clima organizacional, como liderança, comunicação, reconhecimento e equilíbrio entre trabalho e vida.
4. Mantenha a simplicidade
Evite perguntas complicadas e mantenha cada pergunta simples e direta, com opções de resposta claras. Isso facilitará a coleta e análise dos dados.
5. Garanta (e comunique) a confidencialidade
Prometa anonimato aos participantes para obter respostas honestas e construtivas. Isso é crucial para a eficácia da pesquisa.
6. Teste a pesquisa
Antes de lançar a pesquisa, faça um teste para garantir que tudo funcione corretamente e que as perguntas sejam compreensíveis.
7. Distribua a pesquisa
Envie a pesquisa para todos os funcionários da organização, usando múltiplos canais de comunicação para garantir a participação máxima.
8. Estabeleça prazos
Defina um prazo para a conclusão da pesquisa e envie lembretes regulares aos participantes para aumentar a taxa de resposta.
9. Analise os resultados
Após o encerramento da pesquisa, utilize a plataforma para analisar os resultados. Identifique tendências, pontos fortes e áreas de melhoria.
10. Divulgue os resultados
Comunique os resultados de forma transparente à equipe e estabeleça um plano de ação para abordar as áreas de melhoria identificadas.
11. Acompanhe e ajuste o processo, se necessário
Monitore regularmente o clima organizacional e ajuste as estratégias com base nos resultados da pesquisa. Isso garantirá um ambiente de trabalho positivo e produtivo ao longo do tempo.

50 perguntas frequentes em pesquisas de clima organizacional
Se você não sabe quais perguntas incluir na sua pesquisa de clima organizacional, confira 50 exemplos e tenha uma base sólida.
- Você se sente valorizado como membro da equipe?
- Como você avaliaria a comunicação interna na empresa?
- Você tem clareza em relação às metas e objetivos da organização?
- Você recebe feedback regularmente sobre seu desempenho?
- Sua carga de trabalho é razoável e gerenciável?
- A empresa promove um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal?
- Você acredita que as oportunidades de desenvolvimento são suficientes?
- Como você classificaria o ambiente de trabalho em termos de inclusão?
- Você se sente confortável ao expressar suas opiniões e ideias?
- Você recebe reconhecimento por suas contribuições?
- A liderança demonstra apoio e interesse pelo seu crescimento?
- Você se sente seguro no ambiente de trabalho?
- A empresa promove a diversidade e a igualdade de oportunidades?
- Como você avaliaria a transparência nas decisões da empresa?
- Você se sente sobrecarregado com tarefas não relacionadas ao seu cargo?
- Você acredita que a empresa valoriza a inovação?
- A organização oferece benefícios e remuneração competitivos?
- Como você se sente em relação ao equilíbrio entre desafios e habilidades no seu trabalho?
- Você acredita que a liderança está alinhada com os valores da empresa?
- Como você classificaria a colaboração entre equipes?
- Você tem as ferramentas e recursos necessários para fazer seu trabalho?
- A empresa oferece oportunidades de treinamento e capacitação?
- Você se sente motivado a contribuir para o sucesso da empresa?
- A organização promove um ambiente de trabalho saudável?
- Você acredita que seu trabalho faz diferença na empresa?
- Como você avaliaria a gestão do tempo e prioridades no trabalho?
- A empresa valoriza a sustentabilidade e responsabilidade social?
- Você tem oportunidades para liderar projetos ou equipes?
- Como você classificaria a flexibilidade no local de trabalho?
- Você se sente apoiado quando enfrenta desafios pessoais?
- A empresa incentiva a criatividade e a inovação?
- Como você se sente em relação ao seu equilíbrio emocional no trabalho?
- A organização promove a saúde no trabalho?
- Você recebe feedback construtivo para melhorar seu desempenho?
- Como você avaliaria a gestão de conflitos na empresa?
- Você se sente sobrecarregado com reuniões desnecessárias?
- A empresa promove a responsabilidade ambiental?
- Você acredita que a liderança está acessível para discutir preocupações?
- Como você classificaria a flexibilidade de horários de trabalho?
- Você se sente reconhecido pelo seu trabalho árduo?
- A organização promove a ética nos negócios?
- Como você se sente em relação à segurança no local de trabalho?
- A empresa oferece oportunidades de participação em projetos especiais?
- Você tem clareza sobre seu progresso na empresa?
- A empresa promove a aprendizagem contínua?
- Como você avaliaria a gestão de mudanças na empresa?
- Você acredita que a empresa está comprometida com a qualidade?
- Você se sente parte de uma equipe diversa?
- A organização promove a responsabilidade financeira?
- Como você se sente em relação à sua contribuição para a cultura da empresa?
Fiz a pesquisa, e agora?
Agora é botar a mão na massa! Identifique quais os principais problemas apontados pelos funcionários e busque soluções que envolvam toda a equipe.
Tal integração, além de demonstrar que a empresa defende os interesses de seus colaboradores, também cria um ambiente favorável à colaboração.
As mudanças necessárias podem envolver melhorias no pacote de benefícios, ajustes na remuneração, reformulação de processos e, em casos mais extremos, até desligamento de algumas lideranças
E como melhorar o clima organizacional?

Há muitas formas. Uma das mais assertivas é reformular o pacote de benefícios e adotar uma política de benefícios flexíveis. Assim, você oferece mais benefícios aos colaboradores enquanto centraliza sua gestão em uma única plataforma.
Se deseja, também, conhecer a solução de questionários para empresas da Eva, e agilizar como nunca os processos de pesquisa interna, saiba mais.