Pesquisa de Clima Organizacional: o que é + 50 perguntas

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Foto de mulher branca, loira olhando para a câmera com uma 'joinha'. No título: "pesquisa de clima organizacional".

É muito difícil melhorar o seu ambiente de trabalho sem antes saber quais são os problemas. E uma vez que os funcionários são as melhores fontes de informação sobre qualquer empresa, a pesquisa de clima organizacional cumpre o propósito de colher as percepções deles sobre a organização.

Nos questionários de clima organizacional são abordadas questões relacionadas ao dia a dia no trabalho, assim como as relações entre os colegas e os pontos de atenção que a empresa apresenta. É a partir dos resultados que a organização pode elaborar planos de ação para melhorar o ambiente de trabalho.

Para saber mais sobre como fazer uma pesquisa de clima organizacional, assim como a importância dessa prática e a melhor ferramenta para executá-la, continue a leitura do artigo. Vamos lá.

O que é pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta para entender a percepção dos funcionários sobre o ambiente de trabalho. Ela é disponibilizada por meio de um formulário de feedback para os funcionários, que respondem perguntas sobre:

  • As lideranças;
  • A remuneração;
  • O plano/pacote de benefícios;
  • Seu relacionamento com os colegas;
  • O ambiente e infraestrutura de trabalho;
  • As oportunidades de crescimento na empresa;
  • Os incentivos ao desenvolvimento profissional;
  • A motivação, participação e engajamento do time;
  • A satisfação com o trabalho de modo geral.

Dessa forma, uma vez que os dados são coletados, os empregadores — junto ao departamento de RH — devem analisar os resultados para definir planos de ação. Afinal, um dos principais objetivos da pesquisa de clima organizacional é a análise do ambiente institucional para identificar pontos fortes e fracos.

Saiba mais nessa série de vídeos sobre pesquisa de clima.

Pesquisa de pulso e pesquisa de clima organizacional: há diferenças?

A pesquisa de pulso é uma abordagem mais frequente e rápida para medir o clima organizacional. Ela consiste em questionários curtos e frequentes que são aplicados em intervalos regulares, como semanalmente ou mensalmente. 

a pesquisa de clima organizacional é uma avaliação mais abrangente e detalhada do ambiente de trabalho. Ela é realizada em intervalos mais longos, como anualmente ou a cada dois anos.

E o que é clima organizacional?

Clima organizacional refere-se à atmosfera psicológica e emocional de uma empresa, influenciada por fatores como liderança, comunicação, cultura corporativa e relações entre funcionários. Um clima positivo promove satisfação, motivação e produtividade, enquanto um clima negativo pode resultar em insatisfação e desempenho inferior.

Diferença entre clima e cultura organizacional

Além disso, não é raro encontrar pessoas com dificuldades em diferenciar o clima organizacional da cultura organizacional.

A cultura organizacional representa os valores, crenças, normas e comportamentos compartilhados que definem a identidade e a personalidade de uma empresa a longo prazo. É a base da identidade corporativa. O clima organizacional, por outro lado, é mais temporário e descreve o ambiente emocional atual da empresa, influenciado por fatores como liderança e eventos recentes. Enquanto a cultura é duradoura e profunda, o clima é mais efêmero e superficial.

Importância da pesquisa de clima organizacional

Realizar a pesquisa de clima organizacional é algo fundamental para as organizações. Por meio da ferramenta, é possível identificar problemas que atingem o ambiente interno e, consequentemente, prejudicam na produtividade e no engajamento dos funcionários.

Dessa forma, com a realização esporádica das pesquisas de clima organizacional, é possível não apenas identificar pontos de melhoria, como também estabelecer planos com ações concretas.

Benefícios da implantação da pesquisa de clima

A importância da implantação da pesquisa de clima organizacional pode ser observada pelos mais diversos vieses. Dentre os benefícios da prática:

  • Mais conhecimento da estrutura organizacional;
  • Identificação rápida de problemas estruturais;
  • Funcionários sentem que sua opinião é valorizada;
  • Redução da taxa de rotatividade.

Confira outros benefícios da pesquisa de clima organizacional pelo artigo da UFLA (Universidade Federal de Lavras).

Como criar uma pesquisa de clima organizacional: 11 passos

Com as ferramentas adequadas, torna-se muito mais fácil criar uma pesquisa de clima organizacional. Confira o passo a passo adiante.

1. Defina os objetivos

Comece definindo claramente os objetivos da pesquisa de clima organizacional. Pense nas informações específicas que deseja obter para melhorar a cultura da empresa e a satisfação dos funcionários.

2. Escolha uma boa plataforma de questionários

Opte por uma plataforma prática de questionários para empresas. Recomendamos fortemente o Eva Conecta, que é integrado à gestão de gastos, benefícios e reembolsos da organização; além de permitir que os funcionários respondam diretamente no aplicativo.

3. Crie perguntas relevantes para a pesquisa de clima organizacional

Desenvolva perguntas específicas que abordem os aspectos chave do clima organizacional, como liderança, comunicação, reconhecimento e equilíbrio entre trabalho e vida.

4. Mantenha a simplicidade

Evite perguntas complicadas e mantenha cada pergunta simples e direta, com opções de resposta claras. Isso facilitará a coleta e análise dos dados.

5. Garanta (e comunique) a confidencialidade

Prometa anonimato aos participantes para obter respostas honestas e construtivas. Isso é crucial para a eficácia da pesquisa.

6. Teste a pesquisa

Antes de lançar a pesquisa, faça um teste para garantir que tudo funcione corretamente e que as perguntas sejam compreensíveis.

7. Distribua a pesquisa

Envie a pesquisa para todos os funcionários da organização, usando múltiplos canais de comunicação para garantir a participação máxima.

8. Estabeleça prazos

Defina um prazo para a conclusão da pesquisa e envie lembretes regulares aos participantes para aumentar a taxa de resposta.

9. Analise os resultados

Após o encerramento da pesquisa, utilize a plataforma para analisar os resultados. Identifique tendências, pontos fortes e áreas de melhoria.

10. Divulgue os resultados

Comunique os resultados de forma transparente à equipe e estabeleça um plano de ação para abordar as áreas de melhoria identificadas.

11. Acompanhe e ajuste o processo, se necessário

Monitore regularmente o clima organizacional e ajuste as estratégias com base nos resultados da pesquisa. Isso garantirá um ambiente de trabalho positivo e produtivo ao longo do tempo.

50 perguntas frequentes em pesquisas de clima organizacional

Se você não sabe quais perguntas incluir na sua pesquisa de clima organizacional, confira 50 exemplos e tenha uma base sólida.

  1. Você se sente valorizado como membro da equipe?
  2. Como você avaliaria a comunicação interna na empresa?
  3. Você tem clareza em relação às metas e objetivos da organização?
  4. Você recebe feedback regularmente sobre seu desempenho?
  5. Sua carga de trabalho é razoável e gerenciável?
  6. A empresa promove um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal?
  7. Você acredita que as oportunidades de desenvolvimento são suficientes?
  8. Como você classificaria o ambiente de trabalho em termos de inclusão?
  9. Você se sente confortável ao expressar suas opiniões e ideias?
  10. Você recebe reconhecimento por suas contribuições?
  11. A liderança demonstra apoio e interesse pelo seu crescimento?
  12. Você se sente seguro no ambiente de trabalho?
  13. A empresa promove a diversidade e a igualdade de oportunidades?
  14. Como você avaliaria a transparência nas decisões da empresa?
  15. Você se sente sobrecarregado com tarefas não relacionadas ao seu cargo?
  16. Você acredita que a empresa valoriza a inovação?
  17. A organização oferece benefícios e remuneração competitivos?
  18. Como você se sente em relação ao equilíbrio entre desafios e habilidades no seu trabalho?
  19. Você acredita que a liderança está alinhada com os valores da empresa?
  20. Como você classificaria a colaboração entre equipes?
  21. Você tem as ferramentas e recursos necessários para fazer seu trabalho?
  22. A empresa oferece oportunidades de treinamento e capacitação?
  23. Você se sente motivado a contribuir para o sucesso da empresa?
  24. A organização promove um ambiente de trabalho saudável?
  25. Você acredita que seu trabalho faz diferença na empresa?
  26. Como você avaliaria a gestão do tempo e prioridades no trabalho?
  27. A empresa valoriza a sustentabilidade e responsabilidade social?
  28. Você tem oportunidades para liderar projetos ou equipes?
  29. Como você classificaria a flexibilidade no local de trabalho?
  30. Você se sente apoiado quando enfrenta desafios pessoais?
  31. A empresa incentiva a criatividade e a inovação?
  32. Como você se sente em relação ao seu equilíbrio emocional no trabalho?
  33. A organização promove a saúde no trabalho?
  34. Você recebe feedback construtivo para melhorar seu desempenho?
  35. Como você avaliaria a gestão de conflitos na empresa?
  36. Você se sente sobrecarregado com reuniões desnecessárias?
  37. A empresa promove a responsabilidade ambiental?
  38. Você acredita que a liderança está acessível para discutir preocupações?
  39. Como você classificaria a flexibilidade de horários de trabalho?
  40. Você se sente reconhecido pelo seu trabalho árduo?
  41. A organização promove a ética nos negócios?
  42. Como você se sente em relação à segurança no local de trabalho?
  43. A empresa oferece oportunidades de participação em projetos especiais?
  44. Você tem clareza sobre seu progresso na empresa?
  45. A empresa promove a aprendizagem contínua?
  46. Como você avaliaria a gestão de mudanças na empresa?
  47. Você acredita que a empresa está comprometida com a qualidade?
  48. Você se sente parte de uma equipe diversa?
  49. A organização promove a responsabilidade financeira?
  50. Como você se sente em relação à sua contribuição para a cultura da empresa?

Fiz a pesquisa, e agora?

Agora é botar a mão na massa! Identifique quais os principais problemas apontados pelos funcionários e busque soluções que envolvam toda a equipe.

Tal integração, além de demonstrar que a empresa defende os interesses de seus colaboradores, também cria um ambiente favorável à colaboração.

As mudanças necessárias podem envolver melhorias no pacote de benefícios, ajustes na remuneração, reformulação de processos e, em casos mais extremos, até desligamento de algumas lideranças

E como melhorar o clima organizacional?

Cartão Eva sendo segurado por uma mão de unhas longas e vermelhas.

Há muitas formas. Uma das mais assertivas é reformular o pacote de benefícios e adotar uma política de benefícios flexíveis. Assim, você oferece mais benefícios aos colaboradores enquanto centraliza sua gestão em uma única plataforma.

Se deseja, também, conhecer a solução de questionários para empresas da Eva, e agilizar como nunca os processos de pesquisa interna, saiba mais.

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