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Pesquisa de Clima Organizacional: o que é + 50 perguntas

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É muito difícil melhorar o seu ambiente de trabalho sem antes saber quais são os problemas. E uma vez que os funcionários são as melhores fontes de informação sobre qualquer empresa, a pesquisa de clima organizacional cumpre o propósito de colher as percepções deles sobre a organização.

Nos questionários de clima organizacional são abordadas questões relacionadas ao dia a dia no trabalho, assim como as relações entre os colegas e os pontos de atenção que a empresa apresenta. É a partir dos resultados que a organização pode elaborar planos de ação para melhorar o ambiente de trabalho.

Para saber mais sobre como fazer uma pesquisa de clima organizacional, assim como a importância dessa prática e a melhor ferramenta para executá-la, continue a leitura do artigo. Vamos lá.

O que é pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta para entender a percepção dos funcionários sobre o ambiente de trabalho. Ela é disponibilizada por meio de um formulário de feedback para os funcionários, que respondem perguntas sobre:

  • As lideranças;
  • A remuneração;
  • O plano/pacote de benefícios;
  • Seu relacionamento com os colegas;
  • O ambiente e infraestrutura de trabalho;
  • As oportunidades de crescimento na empresa;
  • Os incentivos ao desenvolvimento profissional;
  • A motivação, participação e engajamento do time;
  • A satisfação com o trabalho de modo geral.

Dessa forma, uma vez que os dados são coletados, os empregadores — junto ao departamento de RH — devem analisar os resultados para definir planos de ação. Afinal, um dos principais objetivos da pesquisa de clima organizacional é a análise do ambiente institucional para identificar pontos fortes e fracos.

Saiba mais nessa série de vídeos sobre pesquisa de clima.

Pesquisa de pulso e pesquisa de clima organizacional: há diferenças?

A pesquisa de pulso é uma abordagem mais frequente e rápida para medir o clima organizacional. Ela consiste em questionários curtos e frequentes que são aplicados em intervalos regulares, como semanalmente ou mensalmente. 

a pesquisa de clima organizacional é uma avaliação mais abrangente e detalhada do ambiente de trabalho. Ela é realizada em intervalos mais longos, como anualmente ou a cada dois anos.

E o que é clima organizacional?

Clima organizacional refere-se à atmosfera psicológica e emocional de uma empresa, influenciada por fatores como liderança, comunicação, cultura corporativa e relações entre funcionários. Um clima positivo promove satisfação, motivação e produtividade, enquanto um clima negativo pode resultar em insatisfação e desempenho inferior.

Diferença entre clima e cultura organizacional

Além disso, não é raro encontrar pessoas com dificuldades em diferenciar o clima organizacional da cultura organizacional.

A cultura organizacional representa os valores, crenças, normas e comportamentos compartilhados que definem a identidade e a personalidade de uma empresa a longo prazo. É a base da identidade corporativa. O clima organizacional, por outro lado, é mais temporário e descreve o ambiente emocional atual da empresa, influenciado por fatores como liderança e eventos recentes. Enquanto a cultura é duradoura e profunda, o clima é mais efêmero e superficial.

Importância da pesquisa de clima organizacional

Realizar a pesquisa de clima organizacional é algo fundamental para as organizações. Por meio da ferramenta, é possível identificar problemas que atingem o ambiente interno e, consequentemente, prejudicam na produtividade e no engajamento dos funcionários.

Dessa forma, com a realização esporádica das pesquisas de clima organizacional, é possível não apenas identificar pontos de melhoria, como também estabelecer planos com ações concretas.

Benefícios da implantação da pesquisa de clima

A importância da implantação da pesquisa de clima organizacional pode ser observada pelos mais diversos vieses. Dentre os benefícios da prática:

  • Mais conhecimento da estrutura organizacional;
  • Identificação rápida de problemas estruturais;
  • Funcionários sentem que sua opinião é valorizada;
  • Redução da taxa de rotatividade.

Confira outros benefícios da pesquisa de clima organizacional pelo artigo da UFLA (Universidade Federal de Lavras).

Como criar uma pesquisa de clima organizacional: 11 passos

Com as ferramentas adequadas, torna-se muito mais fácil criar uma pesquisa de clima organizacional. Confira o passo a passo adiante.

1. Defina os objetivos

Comece definindo claramente os objetivos da pesquisa de clima organizacional. Pense nas informações específicas que deseja obter para melhorar a cultura da empresa e a satisfação dos funcionários.

2. Escolha uma boa plataforma de questionários

Opte por uma plataforma prática de questionários para empresas. Recomendamos fortemente o Eva Conecta, que é integrado à gestão de gastos, benefícios e reembolsos da organização; além de permitir que os funcionários respondam diretamente no aplicativo.

3. Crie perguntas relevantes para a pesquisa de clima organizacional

Desenvolva perguntas específicas que abordem os aspectos chave do clima organizacional, como liderança, comunicação, reconhecimento e equilíbrio entre trabalho e vida.

4. Mantenha a simplicidade

Evite perguntas complicadas e mantenha cada pergunta simples e direta, com opções de resposta claras. Isso facilitará a coleta e análise dos dados.

5. Garanta (e comunique) a confidencialidade

Prometa anonimato aos participantes para obter respostas honestas e construtivas. Isso é crucial para a eficácia da pesquisa.

6. Teste a pesquisa

Antes de lançar a pesquisa, faça um teste para garantir que tudo funcione corretamente e que as perguntas sejam compreensíveis.

7. Distribua a pesquisa

Envie a pesquisa para todos os funcionários da organização, usando múltiplos canais de comunicação para garantir a participação máxima.

8. Estabeleça prazos

Defina um prazo para a conclusão da pesquisa e envie lembretes regulares aos participantes para aumentar a taxa de resposta.

9. Analise os resultados

Após o encerramento da pesquisa, utilize a plataforma para analisar os resultados. Identifique tendências, pontos fortes e áreas de melhoria.

10. Divulgue os resultados

Comunique os resultados de forma transparente à equipe e estabeleça um plano de ação para abordar as áreas de melhoria identificadas.

11. Acompanhe e ajuste o processo, se necessário

Monitore regularmente o clima organizacional e ajuste as estratégias com base nos resultados da pesquisa. Isso garantirá um ambiente de trabalho positivo e produtivo ao longo do tempo.

Banner do cartão de benefícios flexíveis, ou beneflex, da Eva.

50 perguntas frequentes em pesquisas de clima organizacional

Se você não sabe quais perguntas incluir na sua pesquisa de clima organizacional, confira 50 exemplos e tenha uma base sólida.

  1. Você se sente valorizado como membro da equipe?
  2. Como você avaliaria a comunicação interna na empresa?
  3. Você tem clareza em relação às metas e objetivos da organização?
  4. Você recebe feedback regularmente sobre seu desempenho?
  5. Sua carga de trabalho é razoável e gerenciável?
  6. A empresa promove um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal?
  7. Você acredita que as oportunidades de desenvolvimento são suficientes?
  8. Como você classificaria o ambiente de trabalho em termos de inclusão?
  9. Você se sente confortável ao expressar suas opiniões e ideias?
  10. Você recebe reconhecimento por suas contribuições?
  11. A liderança demonstra apoio e interesse pelo seu crescimento?
  12. Você se sente seguro no ambiente de trabalho?
  13. A empresa promove a diversidade e a igualdade de oportunidades?
  14. Como você avaliaria a transparência nas decisões da empresa?
  15. Você se sente sobrecarregado com tarefas não relacionadas ao seu cargo?
  16. Você acredita que a empresa valoriza a inovação?
  17. A organização oferece benefícios e remuneração competitivos?
  18. Como você se sente em relação ao equilíbrio entre desafios e habilidades no seu trabalho?
  19. Você acredita que a liderança está alinhada com os valores da empresa?
  20. Como você classificaria a colaboração entre equipes?
  21. Você tem as ferramentas e recursos necessários para fazer seu trabalho?
  22. A empresa oferece oportunidades de treinamento e capacitação?
  23. Você se sente motivado a contribuir para o sucesso da empresa?
  24. A organização promove um ambiente de trabalho saudável?
  25. Você acredita que seu trabalho faz diferença na empresa?
  26. Como você avaliaria a gestão do tempo e prioridades no trabalho?
  27. A empresa valoriza a sustentabilidade e responsabilidade social?
  28. Você tem oportunidades para liderar projetos ou equipes?
  29. Como você classificaria a flexibilidade no local de trabalho?
  30. Você se sente apoiado quando enfrenta desafios pessoais?
  31. A empresa incentiva a criatividade e a inovação?
  32. Como você se sente em relação ao seu equilíbrio emocional no trabalho?
  33. A organização promove a saúde no trabalho?
  34. Você recebe feedback construtivo para melhorar seu desempenho?
  35. Como você avaliaria a gestão de conflitos na empresa?
  36. Você se sente sobrecarregado com reuniões desnecessárias?
  37. A empresa promove a responsabilidade ambiental?
  38. Você acredita que a liderança está acessível para discutir preocupações?
  39. Como você classificaria a flexibilidade de horários de trabalho?
  40. Você se sente reconhecido pelo seu trabalho árduo?
  41. A organização promove a ética nos negócios?
  42. Como você se sente em relação à segurança no local de trabalho?
  43. A empresa oferece oportunidades de participação em projetos especiais?
  44. Você tem clareza sobre seu progresso na empresa?
  45. A empresa promove a aprendizagem contínua?
  46. Como você avaliaria a gestão de mudanças na empresa?
  47. Você acredita que a empresa está comprometida com a qualidade?
  48. Você se sente parte de uma equipe diversa?
  49. A organização promove a responsabilidade financeira?
  50. Como você se sente em relação à sua contribuição para a cultura da empresa?

Fiz a pesquisa, e agora?

Agora é botar a mão na massa! Identifique quais os principais problemas apontados pelos funcionários e busque soluções que envolvam toda a equipe.

Tal integração, além de demonstrar que a empresa defende os interesses de seus colaboradores, também cria um ambiente favorável à colaboração.

As mudanças necessárias podem envolver melhorias no pacote de benefícios, ajustes na remuneração, reformulação de processos e, em casos mais extremos, até desligamento de algumas lideranças

E como melhorar o clima organizacional?

Cartão Eva sendo segurado por uma mão de unhas longas e vermelhas.

Há muitas formas. Uma das mais assertivas é reformular o pacote de benefícios e adotar uma política de benefícios flexíveis. Assim, você oferece mais benefícios aos colaboradores enquanto centraliza sua gestão em uma única plataforma.

Se deseja, também, conhecer a solução de questionários para empresas da Eva, e agilizar como nunca os processos de pesquisa interna, saiba mais.

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