Se você é motorista, provavelmente já se deparou com a seguinte situação: está na estrada, o tanque do seu carro está quase vazio, e a única coisa que você tem na carteira é o seu vale-alimentação. O desejo de abastecer o veículo surge imediatamente, mas uma pergunta paira no ar: será que os postos de gasolina aceitam o meu vale-refeição? 🤔
A resposta direta é NÃO! Vamos explorar neste artigo o motivo por trás dessa limitação e apresentar alternativas inteligentes para contornar essa questão.

Por que os postos de gasolina não aceitam meu vale-alimentação?
Os postos de gasolina não aceitam vale-alimentação e vale-refeição por limitações dos cartões. A maioria das máquinas de cartão dos postos de combustível possui o MCC (Código de Categoria do Comerciante) configurado para aceitar apenas vale-combustível e processar apenas transações relacionadas a combustíveis.
Isso significa que, mesmo que seu VA seja emitido por uma bandeira amplamente reconhecida, como a Visa, ele pode não ser aceito nos postos de gasolina devido à configuração restrita das máquinas.
E o que é o tal do MCC?
O MCC, ou Código de Categoria do Comerciante (Merchant Category Code), é um código numérico de quatro dígitos atribuído a estabelecimentos comerciais para identificar a natureza de seus negócios. Ele faz parte do sistema de classificação de comerciantes usado na indústria de cartões de pagamento.
O MCC ajuda a categorizar e classificar transações financeiras com base na atividade do comerciante, determinando quais tipos de transações são aceitas ou recusadas em uma máquina de cartão. Por exemplo, postos de gasolina e restaurantes têm MCCs específicos para transações de combustíveis e alimentos, respectivamente.
A configuração do MCC em uma máquina de cartão pode influenciar a aceitação de certos tipos de cartões, como vale-alimentação e vale-refeição em postos de gasolina, onde a configuração específica pode limitar a aceitação desses cartões destinados a estabelecimentos alimentícios.
Por que existem tais bloqueios?
Essa regra visa garantir que os benefícios sejam utilizados de acordo com suas finalidades originais, evitando desvirtuamentos dos benefícios e assegurando a conformidade com as regras do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
Ao restringir o uso do vale-alimentação ou do vale-refeição para estabelecimentos específicos, como supermercados e restaurantes, o PAT visa garantir que os beneficiários utilizem o valor recebido para adquirir alimentos e refeições que contribuam para uma alimentação adequada.
Confira outros itens que não devem ser adquiridos com o vale-alimentação e vale-refeição.
Alternativa inteligente: cartão beneflex da Eva
A boa notícia é que, apesar dessa limitação, há alternativas inteligentes para otimizar o uso dos seus benefícios: os cartões de benefícios flexíveis. Os beneflex surgiram para proporcionar mais versatilidade e praticidade na utilização dos benefícios destinados aos trabalhadores.
Um exemplo notável é o cartão Eva, uma solução inovadora que reúne 8 categorias de benefícios em um único cartão de bandeira Visa. Com ele, você pode aproveitar os benefícios de vale-alimentação, vale-refeição, vale-combustível e muito mais, tudo concentrado em um único cartão.
Ou seja, não há mais necessidade de sair por aí com a carteira abarrotada de cartões específicos para cada benefício. O Evacard chegou para simplificar a sua vida, oferecendo uma solução única para todos os momentos. E o melhor, com custo 0 para empresa: sem anuidades, mensalidades ou taxas de contratação.
Entre em contato pelo formulário e experimente agora a liberdade de ser Eva.