Remuneração variável: como oferecer?

por

por

Duas pessoas conversando e, no título, 'remuneração variável'.

Muitas organizações já sabem que o salário e os benefícios convencionais não são suficientes para a manutenção da motivação dos colaboradores. Nesse contexto, é necessário investir em soluções como programas de remuneração variável.

Tais programas são criados, basicamente, para premiar os funcionários que têm um desempenho excepcional no período de tempo analisado. Há vários benefícios nesta prática, mas o principal deles é o acréscimo de satisfação nos funcionários premiados e nos colegas de trabalho que podem receber o prêmio nas próximas vezes.

Para saber tudo sobre esse benefício corporativo que é fundamental para a motivação, continue a leitura do artigo.

O que é remuneração variável?

A remuneração variável é um benefício pago ao colaborador como um prêmio pelo seu desempenho. Há, como veremos adiante, inúmeros critérios para a aplicação e cada empresa e setor específico terá suas particularidades.

Um estudo publicado na revista Frontiers of Psychology já comprovou a importância das premiações para um bom desempenho dos funcionários. Assim, as organizações que investem em tais benefícios para os funcionários têm encontrado muitas vantagens na prática do salário variável.

E a remuneração fixa?

Se existe algo como remuneração variável é só pela existência de uma remuneração fixa, certo? E aqui não há segredos: remuneração fixa trata do salário e benefícios dos funcionários.

Tais pagamentos são chamados assim pela sua regularidade. Diferentemente do salário variável, que depende do desempenho em determinado período, o salário deve ser pago todo mês.

Vantagens do salário variável

Os programas de remuneração variável trazem muitos benefícios para as organizações e colaboradores. Confira alguns deles.

Benefícios para as empresas

Dentre as vantagens do salário variável para as empresas, estão…

  • Possibilidade de oferecer bônus com pouco orçamento;
  • Aumento na motivação dos colaboradores;
  • Redução de turnover e absenteísmo;
  • Acréscimo na produtividade dos funcionários;
  • Diminuição do tempo médio para fechamento de vagas.

Benefícios para os colaboradores

Dentre as vantagens da remuneração variável para o funcionário, estão…

Quais os tipos de remuneração variável?

Há muitas maneiras de realizar a bonificação de funcionários. Algumas são mais indicadas para empresas de grande e médio porte, enquanto outras são mais democráticas e podem ser implementadas por qualquer organização.

Confira os diferentes tipos de remuneração variável.

1. Recompensa com experiência única

Aquele show incrível daquela banda que virá ao Brasil, ou uma noite naquele circo famoso que está na cidade: tais experiências também podem ser prêmios. Assim, considere oferecer ingressos para tais eventos como um bônus aos funcionários.

Há parcerias que podem ser estabelecidas com as produtoras para diminuição dos custos de tais premiações corporativas. Até por isso, essa é uma opção fora da caixinha para quem quer premiar os funcionários.

2. Bonificação ou premiação

As bonificações são uma das maneiras mais tradicionais de oferecer salário variável. Esse é um prêmio que pode ser oferecido pelo desempenho excepcional de um colaborador, ou até mesmo por alguma ideia brilhante que um funcionário teve no período.

Os critérios são variados, mas o importante é conceder o prêmio de maneira que o funcionário possa utilizar como e onde quiser. Para este propósito, o cartão premiação da Eva é uma das melhores opções disponíveis no mercado.

3. Comissão para vendedores

A comissão para vendedores é um daqueles exemplos clássicos de remuneração variável. Como o setor comercial é um dos pilares do faturamento de muitas empresas, vários empresários encontram valor em manter tais funcionários motivados com premiações.

Assim, tais bônus podem ser oferecidos de acordo com os resultados de cada vendedor. O que muitas organizações também fazem é estabelecer competições entre os profissionais para incentivá-los com um prêmio atrativo.

4. Programa de Participação nos Resultados (PPR)

O Programa de Participação nos Resultados (PPR), também conhecido como programa de incentivo, é uma iniciativa adotada pelas empresas para recompensar os colaboradores pelo alcance das metas anuais, por meio da distribuição de uma parte dos lucros.

Esse programa se mostra altamente eficaz como uma ferramenta de reconhecimento e incentivo aos colaboradores, trazendo benefícios para todas as partes envolvidas. Além de estimular os funcionários a atingirem as metas estabelecidas, o PPR fortalece o senso de pertencimento e importância dos colaboradores dentro da empresa.

5. Participação nos Lucros e Resultados (PLR)

A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é um tipo de benefício que pode ser oferecido aos colaboradores como forma de recompensa pelo alcance de metas e objetivos estratégicos da empresa.

Para implementar a PLR em uma empresa, é necessário negociar e estabelecer os termos entre empregador e empregado. Todos os valores acordados devem ser registrados no contrato de trabalho do trabalhador.

Diferenças entre os tipos de remuneração variável

Como vocês puderam observar, há tipos consideráveis de remuneração variável. Até por isso, entender a diferença entre eles para pensar qual o tipo ideal para sua empresa é fundamental.

Confira a diferença entre os principais tipos.

Infográfico com as diferenças entre os seguintes tipos de remuneração variável: PLR (Participação nos Lucros e Resultados); PPR (Programa de Participação nos Resultados), e Bonificações ou premiações corporativas no geral.
Quadro com os principais tipos de remuneração variável.

O que diz a lei do salário variável?

A legislação estabelece algumas normas por tipo de remuneração variável. A PLR, por exemplo, está regulamentada pela Lei 10.101 de 2000:

“Art. 2o  A participação nos lucros ou resultados será objeto de negociação entre a empresa e seus empregados, mediante um dos procedimentos a seguir descritos…”

Há também a Lei da Remuneração Variável, que estabelece no seu artigo 1°…

A legislação estabelece algumas normas por tipo de remuneração variável. A PLR, por exemplo, está regulamentada pela Lei 10.101 de 2000:

Como implementar as remunerações variáveis na minha empresa?

Estabelecer um fluxo com os critérios, valores e regras do sistema salário variável da sua empresa é um bom caminho para oferecer esse benefício da maneira correta. Saiba mais adiante.

Evacard, cartão multibenefícios iluminado
Cartão Eva rodeado de pisca piscas.

1. Defina as regras

Para evitar confusão, é necessário que todos — funcionários e lideranças — tenham as regras para as premiações bem definidas. Tal esforço irá evitar desperdício de tempo com o esclarecimento de dúvidas de terceiros.

Defina como serão escolhidos os premiados, os critérios, valores e prazos para o pagamento e evite dores de cabeça.

2. Mapeie os principais indicadores

Se você for fazer as premiações segmentadas por setor, é importante definir quais serão os indicadores de RH — ou de qualquer outro setor — levados em consideração na escolha do prêmio. Isso trará facilidade para escolher os premiados.

3. Atenção à performance dos funcionários

Agora que você já definiu seu processo de remuneração variável, basta ficar atento ao desempenho dos funcionários no período estipulado — mês, bimestre, trimestre, semestre ou ano, dependendo da escolha da sua organização.

É bom lembrar que é importante ir comunicando os funcionários com antecedência sobre o andamento das premiações.

Qual a melhor forma de remuneração variável?

Sem dúvidas, a melhor forma de oferecer remuneração variável é com liberdade para o funcionário gastar onde quiser. Para esse propósito, o cartão Eva é a opção perfeita para a premiação dos seus colaboradores.

Com o Saldo Livre, é possível gastar o salário variável em qualquer lugar que aceite bandeira Visa — dentro ou fora do Brasil. Além disso, com o mesmo cartão você ainda pode efetuar reembolsos e concentrar todos os seus benefícios corporativos.

Quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas e saiba tudo sobre a Eva!

5 2 votes
Article Rating

Tópicos

Compartilhe nas suas redes sociais:

Quer simplificar os processos
da sua empresa?

Comentários

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Oldest
Newest
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo
11 meses atrás

Ótimo texto

Quer saber mais?
Fale com a Eva!